sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

6 - AGRACIADA

Continuando com nosso estudo, mais 3 capitulos desta obra maravilhosa

fonte:Universo Católico

“... esta saudação do anjo colocou Maria na posição de um mortal comum, e jamais em uma posição de privilégio, pois ‘graça’ significa ‘favor, benefício, perdão,...’. Biblicamente, todos nós que recebemos a Jesus como Salvador, recebemos sua graça. Somos, portanto, agraciados e isso não nos faz maiores do que ninguém”                                                                         (pág. 16)

       

Parece-me pastor que houve uma falta de esclarecimento na significação da “graça de Deus”.
Enquanto cristão, discípulo d’Aquele que trouxe a graça (cf. Jo 1,17) eu não entendo que um favor, um benefício ou um perdão de Deus é algo comum, algo que nos coloque na magra posição de um mortal qualquer. Ao contrário pastor, uma graça de Deus significa vitória, libertação, salvação como nos ensina a Sagrada Escritura: “O pecado não os dominará nunca mais, porque vocês já não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça” (Rm 6,14). Considero-me a pessoa mais feliz do mundo, a mais realizada, quando recebo de Deus uma graça, um favor. O recebimento de uma graça me mostra como estou unido ao meu Senhor Jesus (cf. Jo 15,7). E é de se notar que Maria não é chamada pelo anjo de agraciada porque ela era a Mãe do Salvador; ela ainda não estava grávida e nem havia dado o seu “fiat”, o seu sim. Mas o anjo assim a chamou, pois ela sempre fora cheia de graça e sempre o Senhor esteve com ela (cf. Lc 1,28). Inclusive, na língua original do Evangelho de Lucas, o grego, o anjo a chama de κεχαριτωμένη (agraciada – lê-se kerraritooménee), que na gramática grega é um particípio perfeito passivo, que demonstra uma ação do passado que continua acontecendo, ou seja, Maria sempre foi agraciada, tanto no passado, antes da revelação, como é também agora e sempre será.



Com certeza pastor, o anjo não “colocou Maria na posição de um mortal comum”, mas a confirmou como privilegiada serva do Senhor como o senhor mesmo, em seguida, afirma na pág 21: “É verdade que ser mãe da humanidade de Cristo é, por si só, um privilégio indescritível”.
“O Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo” (Lc 1,49).

Nenhum comentário:

Postar um comentário